quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estratégias de Alimentação do Iron

Pensando e preocupado em não fazer besteira no dia da prova procurei o auxilio de um profissional de nutrição para me ensinar e ajudar em questões relativas a suplementação e alimentação pré / durante e no pós treino.
Isso teve e tem um papel fundamental para a melhora no rendimento e execução das atividades físicas, principalmente em atividades de longa duração.

Alguns pontos que aprendi e que são MUITO importantes:

HIDRATAÇÃO, aprendi a consumir de 2 a 3 litros de líquido por dia, agua ou sucos. Nosso clima de Blumenau principalmente no verão pode ser um vilão, então temos que estar muito bem hidratados.
Outra ponderação, aprendi que meu corpo se recupera melhor nos pós treinos estando bem hidratado, minha imunidade melhorou e quando tive resfriados esses foram embora com mais facilidade.

ALIMENTAÇÃO, consumo de saladas rica em ferros, arroz e feijão e massa, tornaram-se amigos do dia a dia.

SUPLEMENTAÇÃO, antes, durante e após os treinos, muitos até acham besteira, mas com a intensidade e duração dos exercícios, a execução e qualidade e sequencia dos treinos são comprometidas se não tivermos um aporte de suplementos. Nosso corpo não consegue repor o que gastamos então temos que compensar. INFELIZMENTE é caro mas temos retorno com nosso bem estar.

ESTRATÉGIAS ALIMENTARES NA SEMANA DA PROVA:

Basicamente foi simples, cortei o consumo de saladas e queijos, tentei diminuir o consumo do leite , pouca carne e comi bastante carboidrato, macarrão no almoço e janta, de segunda a sexta.
Hidratei muito bem, 2,5 a 3 litros de liquido por dia e mais 1 repositor de sais manipulado.
Essa foi minha rotina alimentar pré prova.

CAFÉ DA MANHÃ DO IRON:
As 3 da manhã acordei comecei a preparação e fiz minha refeição pré prova: 1 pão frances com abacate + 1 xicara de café preto + alguns biscoitos cookies.
Pouco antes da largada comi + uns 2 desses e tomei 1 carbup.

Minha alimentação durante o IRONMAN foi bem testada em treinos longos e não teve nada de especial, me adaptei muito bem ao uso de BATATAS, DOCE E INGLESA, alternando com BANANA e os líquidos, GEL ( CARBUP) e ACCELERADE +GLYCOFUEL+GLICOWAXY+REPOSITOR DE SAIS MANIPULADO.
Durante os 180kms consumi 6 batatas + 3 bananas e 2 carbups. Para mim, pedalando a uma velocidade média de 30km/h aprendi que uma batata é combustivel para 30kms. Usei essa estratégia e acabei a prova satisfeito.

Líquidos: Usei o aerodrink que optei em levar nele o acelerade que gosto pelo sabor, em outras  3 caramanholas levei glycofuel, glicowaxy e a terceira com um repositor de sais feito por minha nutricionista.
Além desses, levei em meus bolsos dois preparos para repor + 1 caramanholas de glycofuel e + 1 de acelerade. Usei esses e ainda acho que mais 2 gatorades que bebi em postos de hidratação.
Essa foi minha estratégia alimentar para o dia da prova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário